V Mostra de Projetos 2019














III MOSTRA DE PROJETOS DA 29
Escola Municipal de Ensino Fundamental 29 de Setembro
Dois Irmãos – RS


18  e 19 de agosto de 2017


MODELO DE RELATÓRIO

FOLHA DE ROSTO Dados de identificação a instituição
Título do projeto
Nomes completos dos componentes do grupo
Nome completo do orientador e coorientador
ASSUNTO OU TEMA Identifica o tema, descreve o que deu origem ao projeto, de onde veio a ideia.
JUSTIFICATIVA
Escrever porque é importante fazer este trabalho, o grupo deve convencer que o trabalho é muito importante. Podem ser usados dados concretos para ilustrar a necessidade de fazer a pesquisa. Pode também se falar dos benefícios sociais que a pesquisa pode trazer.
O projeto se justifica pois possibilita e esclarece...
O tema deste trabalho desperta curiosidades...

PROBLEMA
Foca e delimita um problema no assunto mais amplo.
Elaborar uma pergunta ampla que vai ser respondida com a pesquisa. É preciso ter cuidado para não elaborar uma pergunta que possa ser respondida com “sim” ou “não”.
Ex.: Qual a importância da luz solar para as plantas?
OBJETIVOS
Onde quer chegar. Escrever o que se quer alcançar com este trabalho. Escolher poucos objetivos, porém que possam ser alcançados ao longo do projeto. Usar frases curtas com 1 verbo apenas.
Ex.: Demonstrar como acontece o processo de evaporação da água
Analisar os efeitos do cigarro no corpo humano
Mostrar como acontece a fotossíntese
REFERENCIAL TEÓRICO
Mostra trabalhos semelhantes. Neste item devem ser escritos os principais conceitos. Pesquisar em livros ou em sites na internet o que já tem escrito sobre os principais conceitos abordados no projeto, dados apresentados pela internet, jornais, instituições legislação relacionada, outros trabalhos de outros autores, o que dizem, o que fizeram, o que concluíram. Usar citações diretas e indiretas e sempre referenciar o autor. Lembre-se cópia sem dizer quem escreveu é crime.
METODOLOGIA
Como o trabalho vai ser feito. Onde pesquisou e como? Quando foi feito cada coisa.
Como a pergunta inicial vai ser respondida, quais os instrumentos serão utilizados. Se houver pesquisa de campo deve fazer a descrição de como coletou dados e analisou os dados.


CONCLUSÕES OU RESULTADOS
Depois de analisar os dados coletados na pesquisa, quais foram as conclusões a que chegaram. Precisa responder as perguntas.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS
SILVA, Paulo. Mostra de Projetos http://escola29desetembro.blogspot.com.br/
p/mostra.html acessado em 10/11/2015









                            REGULAMENTO 2017

REGULAMENTO III MOSTRA DE PROJETOS 2017


1. Introdução
1.1 - O presente regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização III MOSTRA DE PROJETOS DA 29.
1.2 - A Mostra tem por objetivo geral promover a integração entre a pesquisa, experimentação e socialização de conhecimentos oportunizando um espaço para exposição, apresentação de trabalhos, estudos e projetos elaborados pelos estudantes.
1.3 - A realização da III MOSTRA DE PROJETOS DA 29 é um evento destinado aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II da escola 29 de Setembro.
1.4 - A III MOSTRA DE PROJETOS DA 29 será realizada nas dependências da escola, nos dias 18 e 19 de agosto de 2017 nos seguintes horários: Sexta-feira - manhã: 8h30 às 11h; tarde - 14h às 16h30min. Sábado: das 9 às 11h 30 min.
1.5 - O tema da III MOSTRA DE PROJETOS é livre.
2. Da participação e Formação dos grupos
2.1 - Deverão participar da Mostra de Projetos todos os estudantes matriculados na escola, divididos em duas categorias: Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.
2.2 - Nas categorias Educação Infantil e Ensino Fundamental I será formado, preferencialmente, um grupo por turma. Na categoria Ensino Fundamental II serão formados grupos de 3 ou no máximo 4 integrantes. Os grupos formados não poderão ser desfeitos até o final da feira e apresentação dos projetos. Caso entre algum aluno novo, será colocado no grupo com o menor número de alunos.
2.3 - O grupo deverá escolher um líder que será responsável pela organização do grupo e comunicação com a comissão organizadora em caso de dificuldades.
3. Professor orientador
3.1 - Nas categorias Educação Infantil e Fundamental I, o professor regente será o orientador. Os grupos do Ensino Fundamental II serão orientados pelo professor Conselheiro da turma com ajuda de um coorientador se necessário.
4. Inscrição dos projetos
4.1 - A inscrição do projeto deverá ser feita até o dia 30/06, na secretaria da escola, através da ficha de inscrição do projeto.
4.2 - A ficha de inscrição deverá ser preenchida pelo grupo, com auxílio do orientador, e, nas séries iniciais será preenchida pelo professor.


5. Apresentação dos projetos
5.2 - Para a apresentação dos projetos os alunos devem confeccionar material visual adequado, corrigido pelo professor orientador, como cartazes ou banners.
5.3 - Na semana de 7 a 11 de agosto, será feita a banca de qualificação dos projetos em sala de aula.


6. Montagem e desmontagem da Feira
6.1 - A escola disponibilizará o espaço físico para a apresentação do projeto (ginásio da escola). Cada grupo terá a disposição biombo de papelão, 2 classes e 2 cadeiras. Fica a cargo dos grupos providenciarem material necessário à apresentação como televisor, projetor ou computador.
6.2 - A feira será montada no sexta-feira pela manhã, das 7 horas e 30 minutos às 8 horas e 30 minutos. A desmontagem será feita no sábado logo após o encerramento.


7. Proibições
7.1 - Será proibida a realização de trabalhos que infrinjam maus tratos a animais vertebrados e invertebrados;
Parágrafo único: Será proibida a exposição no estande de animais vivos ou mortos, órgãos ou partes de animais ou fluídos (sangue, urina, etc).
7.2 - Será proibida a manipulação no estande, de explosivos, substâncias tóxicas ou de uso controlado;
7.3 - Será proibida a utilização, no estande de materiais cortantes (seringas, agulhas, vidros que possam provocar ferimentos, etc). Exceções serão analisadas pelo professor e comissão;
7.4 Será proibida, nos estandes alimentos (sólidos ou líquidos) para distribuição e/ou consumo;
7.5 - Trabalhos com fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação que possam chocar o público ou expor ao ridículo pessoas ou instituições.
7.6 - Será proibida a utilização de aparelhos de áudio que não façam parte do projeto.
8. Avaliadores e avaliação
8.1 - Os projetos serão avaliados por uma banca composta por avaliadores, professores da escola e avaliadores externos. O professor orientador também avaliará o projeto escrito.
8.2 - A avaliação será feita de acordo com os seguintes critérios:
Apresentação Visual: organização e capricho;
Apresentação oral: domínio de conteúdo, clareza de ideias, desenvoltura, postura;
Diário de Bordo: capricho e organização das informações
Pesquisa: Desenvolvimento, Organização, relevância, originalidade e inovação;
Relatório: Clareza, capricho, organização coerência entre o trabalho escrito e a apresentação, observância das normas estabelecidas para a escrita do relatório
8.3 - O grupo que não deixar organizado, devidamente, seu estande ou então, desmontar antes do término da apresentação, terá desconto na pontuação.
8.4 - Para área, a nota conseguida com o projeto será uma nota a mais em cada uma das disciplinas para o segundo trimestre e para o currículo será uma nota a mais no trimestre.
9. Classificação e premiação
9.1 - Todos os alunos receberão Medalha de Participação.
9.2 Na categoria Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) a classificação dos projetos será realizada através da média da pontuação dos avaliadores, organizada em ordem decrescente (1º lugar, 2º lugar, 3º lugar). Em caso de empate o desempate será realizado pela comissão. Os finalistas receberão medalhas e certificado de menção honrosa.

9.3 O melhor trabalho da feira representará a escola na Mostratec Júnior. O segundo e o terceiro lugar terão credencial para participação da Multitec Affonso Wolf.





II MOSTRA DE PROJETOS DA 29
Escola Municipal de Ensino Fundamental 29 de Setembro
Dois Irmãos – RS
II MOSTRA DE PROJETOS DA 29

20/08/2016



REGULAMENTO


    1.       Introdução
    1.1 - O presente regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização II MOSTRA DE PROJETOS DA 29.
            1.2 - A Mostra tem por objetivo geral promover a integração entre a pesquisa, experimentação e socialização de conhecimentos oportunizando um espaço para exposição, apresentação de trabalhos, estudos e projetos elaborados pelos estudantes.
            1.3 -  A realização da II MOSTRA DE PROJETOS DA 29 é um evento destinado aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II da escola 29 de Setembro.
            1.4 - A II MOSTRA DE PROJETOS DA 29 será realizada nas dependências da escola, no dia 20 de agosto de 2016, das 8 às 11 horas e trinta minutos.
              1.5 - O tema da II MOSTRA DE PROJETOS é livre.
           
    2.       Da participação e Formação dos grupos
2.1 - Deverão participar da Mostra de Projetos todos os estudantes matriculados na escola, divididos em duas categorias: Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.
        2.2 - Nas categorias Educação Infantil e Ensino Fundamental I será formado, preferencialmente, um grupo por turma. Na categoria Ensino Fundamental II serão formados  grupos de 2, 3 ou no máximo 4 integrantes.  Os grupos formados não poderão ser desfeitos até o final da feira e apresentação dos projetos.  Caso entre algum aluno novo, será colocado no grupo com o menor número de alunos.
   2.3 - O grupo deverá escolher um líder que será responsável pela organização do grupo e comunicação com a comissão   organizadora em caso de dificuldades.
           
3.        Professor orientador
3.1 - Nas categorias Educação
Infantil e Fundamental I, o professor regente será o orientador. Os grupos do Ensino Fundamental II escolherão um orientador entre os professores que atuam neste nível de ensino.
3.2 - A escolha do professor orientador será feita pelo grupo junto com a comissão organizadora. Os alunos poderão procurar o professor orientador nos períodos destinados à Mostra, ou ainda nos intervalos e início das aulas.
                 
            4. Inscrição dos projetos
         4.1 - A inscrição do projeto deverá ser feita até o dia  20/07, na secretaria da escola, através da ficha de inscrição do projeto.
4.2 - A ficha de inscrição deverá ser preenchida pelo grupo, com auxílio do orientador, e, nas séries iniciais será preenchida pelo professor.
4.3 -  Será realizada oficina de metodologia Científica nas sextas-feiras, das 13 às 15 horas, para todos os interessados, de acordo com cronograma previamente estabelecido.


 5. Apresentação dos projetos
        5.2 -  Para a apresentação dos projetos os alunos devem confeccionar  material  visual adequado, corrigido pelo professor orientador, como cartazes ou banners.
          5.3 -  Na semana de 8 a 12 de agosto, será feita a banca de qualificação dos projetos em sala de aula.


6. Montagem e desmontagem da Feira
6.1 - A escola disponibilizará o espaço físico para a apresentação do projeto (ginásio da escola). Cada grupo terá a disposição biombo de papelão,  2 classes e 2 cadeiras. Fica a cargo dos grupos providenciarem material necessário à apresentação como televisor, projetor ou computador.
 6.2 - A feira será montada no sábado pela manhã, das 7 horas e 30 minutos às 8 horas e 30 minutos.  A desmontagem será feita logo após o encerramento da feira.


7. Proibições
7.1 - Será proibida a realização de trabalhos que infrinjam maus tratos a animais vertebrados e invertebrados;
Parágrafo único: Será proibida a exposição no estande de animais vivos ou mortos, órgãos ou partes de animais ou fluídos (sangue, urina, etc).
7.2 - Será proibida a manipulação no estande, de explosivos, substâncias tóxicas ou de uso controlado;
7.3 - Será proibida a utilização, no estande de materiais cortantes (seringas, agulhas, vidros que possam provocar ferimentos, etc). Exceções serão analisadas pelo professor e comissão;
7.4 Será proibida, nos estandes alimentos (sólidos ou líquidos) para distribuição e/ou consumo;
7.5 - Trabalhos com fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação que possam chocar o público ou expor ao ridículo pessoas ou instituições.
7.6 - Será proibida a utilização de aparelhos de áudio que não façam parte do projeto.
8. Avaliadores e avaliação
8.1 - Os projetos serão avaliados por uma banca composta por 3 avaliadores, professores da escola. O professor orientador também avaliará o projeto escrito.
8.2 - A avaliação será feita de acordo com os seguintes critérios:
 Apresentação Visual: organização e capricho;
Apresentação oral: domínio de conteúdo, clareza de ideias, desenvoltura, postura;
Diário de Bordo: capricho e organização das informações
Pesquisa: Desenvolvimento, Organização, relevância, originalidade e inovação;
Relatório: Clareza, capricho, organização coerência entre o trabalho escrito e a apresentação,  observância das normas estabelecidas para a escrita do relatório
 8.3 - O grupo que não deixar organizado, devidamente, seu estande ou então, desmontar antes do término da apresentação, terá desconto na pontuação.
8.4 - Para área, a nota conseguida com  o projeto será uma nota a mais em cada uma das disciplinas para o segundo trimestre e para o currículo será uma nota a mais no trimestre. 
9. Classificação e premiação
9.1 - Todos os alunos receberão Medalha de Participação. 

          9.2 Na categoria Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) a classificação dos projetos será realizada através da média da pontuação dos avaliadores, organizada em ordem decrescente (1º lugar, 2º lugar, 3º lugar).  Em caso de empate o desempate será realizado pela comissão. Os finalistas receberão medalhas e certificado de menção honrosa.

          9.3 O melhor trabalho da feira representará a escola na Mostratec Júnior.











Os professores da escola estiveram em formação para Metodologia Científica 23/03/2016 com os  professores da Fundação Liberato para preparação da II Mostra de Projetos.



I MOSTRA DE PROJETOS DA 29






Escola Municipal de Ensino Fundamental 29 de Setembro
Dois Irmãos – RS
I MOSTRA DE PROJETOS DA 29
Tema geral: “Luz, Ciência e vida”


GRUPOS, LÍDERES E ORIENTADORES


GRUPOS 6º ANO A
Grupo 1: Tiffany, Roberta e Cristiano                   Líder: Roberta                    Orientador: Roselaine
Grupo 2: Davi, Aiko, Renan, Felipe:                    Líder Aiko                         Orientador: Rosmeri
Grupo 3: Cássio, Eduardo, Pedro                         Líder: Eduardo                   Orientador: Velânia
Grupo 4: Kauani, Brendha, Jhenifer, Leonardo    Líder: Brendha                   Orientador : Vanessa
Grupo5: Samoel, Marlon, Júlia                             Líder: Júlia                         Orientador: Ivo

GRUPOS 6º ANO B
Grupo 6: Mayron, Daniel, Fernanda, Ana Laura          Líder: Mayron           Orientador: Rosa
Grupo 7: Cristian, Everton, Kevin, Yuri                        Líder: Cristian           Orientador: Osvaldo
Grupo 8: Éverson, Luan, Alan, Ruan                            Líder: Ruan               Orientador: Marcelo
Grupo 9: Samanta, Samara, Gabrieli, Wesley                Líder: Samanta          Orientador: Carla

GRUPO 7º ANO
Grupo 10: Ana, Marina, Joana, Vinícius                      Líder:  Joana           Orientador: Ivo
Grupo 11: Tauane, Bárbara, Roberta, Eduardo            Líder: Roberta         Orientador: Vanessa
Grupo 12: Anderson, Stéfani, Fernando, Andressa     Líder:  Andressa      Orientador: Carla
Grupo 13: Vitória, Amanda, Joana, Patrick                 Líder:  Vitória          Orientador: Roselaine
Grupo 14: Ketlin, Mel, Sandro, Claudecir                   Líder:   Ketlin          Orientador: Ivo

GRUPOS 8º ANO
Grupo 15: Rian, Gustavo, Bruno, Kauã                    Líder: Kauã                Orientador: Velânia
Grupo 16: Cleonice, Diuli, Francisco, Leonardo       Líder: Diuli                Orientador: Ivo
Grupo 17: Julia, Tainara, Monique, Maicon,             Líder: Tainara            Orientador: Vanessa
Grupo 18: Elisandra, Rafaela, Vítor, Emanueli          Líder: Elisandra         Orientador: Velânia
Grupo 19: Felipe, Juliano, Amanda                           Líder: Amanda           Orientador: Rosmeri
Grupo 20: Alex, Cássio, Lucas Líder: Alex Orientador: Velânia

GRUPOS 9º ANO
Grupo 21: Evelyn, Laura, Bruna                            Líder: Evelyn               Orientador: Marcelo
Grupo 22: Rafael, Gabriel, Lucas, Vanderson        Líder: Lucas                 Orientador: Rosmeri
Grupo 23: Isabel, Ana Paula, Liliane, Kethlyn       Líder: Isabel                 Orientador: Juliana
Grupo 24: William, Weslen, Michele, Hérick,        Líder: Michele              Orientador: Carla





RELATÓRIO
TÍTULO: ______________________________________________________________________

INTEGRANTES: 1. Líder: __________________________________
2. ________________________________________
3. ________________________________________
4. ________________________________________
PROBLEMA: elaborar uma pergunta ampla que vai ser respondida com a pesquisa. É preciso ter cuidado para não elaborar uma pergunta que possa ser respondida com “sim” ou “não”.
Ex.: Qual a importância da luz solar para as plantas?

OBJETIVOS:
Demonstrar ... (o que?)
Analisar ... (como?)
Mostrar ... (de que forma?)
JUSTIFICATIVA – escrever porque é importante fazer este trabalho, o grupo deve convencer que o trabalho é muito importante.
O projeto se justifica pois possibilita e esclarece...
O tema deste trabalho desperta curiosidades...
REFERENCIAL TEÓRICO: pesquisar em livros ou em sites na internet o que já tem escrito sobre os principais conceitos abordados no projeto.
METODOLOGIA: como o trabalho vai ser feito. Como a pergunta inicial vai ser respondida, quais os instrumentos serão utilizados e quem são as pessoas (se tiver ) envolvidas na pesquisa.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PROJETO. Caderno de campo
Cada grupo deverá ter um caderno pequeno sem espiral com uma capa, que será fornecida pela escola, com a devida identificação do grupo e do projeto de pesquisa. Cada fase da pesquisa deverá ser registrada no caderno. Este caderno deverá estar no estande do grupo no dia da apresentação.
Fases/tempo
Descrição das Atividades

 data
Organização dos grupos. Escolha do líder
data
Planejar como será feita a pesquisa.
Procurar material sobre o assunto.

data



CONCLUSÕES OU RESULTADOS:
2ºDepois de analisar os dados coletados na pesquisa, quais foram as conclusões a que chegaram.

 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS
SILVA, Paulo. Mostra de Projetos http://escola29desetembro.blogspot.com.br/p/mostra.html acessado em 10/11/2015



REGULAMENTO

1.       Introdução
            1.1 - O presente regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização I MOSTRA DE PROJETOS DA 29.
            1.2 - A Mostra tem por objetivo geral promover a integração entre a pesquisa, experimentação e socialização de conhecimentos oportunizando um espaço para exposição, apresentação e de trabalhos, estudos e projetos elaborados pelos estudantes.
            1.3 -  A realização da I MOSTRA DE PROJETOS DA 29 é um evento destinado aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II.
            1.4 - A I MOSTRA DE PROJETOS DA 29 será realizada nas dependências da escola.
           
2.       Formação dos grupos
            2.1 -  A participação do estudante será através de  grupo formado por 3 ou no máximo 4 integrantes.  Os grupos formados não poderão ser desfeitos até o final da feira e apresentação dos projetos. Os professores das séries iniciais terão a liberdade de formar os grupos de acordo com as necessidades. Caso entre algum aluno novo, será colocado no grupo com o menor número de alunos.
Ø  - O grupo deverá escolher um líder que será responsável pela organização do grupo e comunicação com a comissão   organizadora em caso de dificuldades.
           
3.        Professor orientador
3.1 - Da educação Infantil até o  5º ano, o professor regente será o orientador . Os grupos do 6º ao 9º ano escolherão um orientador entre os professores que atuam no Ens. Fundamental  II, sendo que, nenhum professor poderá ter mais que 5 projetos para orientar.
3.2 - A escolha do professor orientador será feita pela comissão organizadora, em cada turma, iniciando pelo 9º ano. Os alunos poderão procurar o professor orientador nos períodos destinados à Mostra, ou ainda nos intervalos e início das aulas.
                 
            4. Inscrição dos projetos
            4.1 - A inscrição do projeto deverá ser feita até o dia  20/07, na secretaria da escola, através da ficha de inscrição do projeto.
4.2 - A ficha de inscrição deverá ser preenchida pelo grupo, com auxílio do orientador, e, nas séries iniciais será preenchida pelo professor.

            5. Apresentação dos projetos
            5.1 -  A apresentação dos projetos acontecerá no dia 13 de novembro de 2015, das 16 às 20h.
            5.2 -  Para a apresentação dos projetos os alunos devem confeccionar  material  visual adequado, corrigido pelo professor orientador, como cartazes ou banners.
5.3 - A escola disponibilizará o espaço físico para a apresentação do projeto (ginásio da escola). Cada grupo terá a disposição 2 classes para expor seu projeto. Fica a cargo dos grupos providenciarem material necessário a apresentação como televisor, projetor ou computador.

6. Montagem e desmontagem da Feira
6.1 - A feira será montada nos seguintes turnos e horários: O turno da manhã fará a montagem nos dois últimos períodos do turno de aula. O turno da tarde fará a montagem nos dois primeiros turnos de aula.  A desmontagem será feita logo após o encerramento da feira.
7. Proibições
7.1 - Será proibida a realização de trabalhos que infrinjam maus tratos a animais vertebrados e invertebrados;
Parágrafo único: Será proibida a exposição no estande de animais vivos ou mortos, órgãos ou partes de animais ou fluídos (sangue, urina, etc).
7.2 - Será proibida a manipulação no estande, de explosivos, substâncias tóxicas ou de uso controlado;
7.3 - Será proibida a utilização, no estande de materiais cortantes (seringas, agulhas, vidros que possam provocar ferimentos, etc). Exceções serão analisadas pelo professor e comissão;
Será proibida, nos estandes alimentos (sólidos ou líquidos) para distribuição e/ou consumo;
7.4 - Trabalhos com fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação que possam chocar o público ou expor ao ridículo pessoas ou instituições, serão avaliados pelo professor orientador;
7.5 - Será proibida a utilização de aparelhos de áudio que não façam parte do projeto;
8. Avaliadores e avaliação
8.1 - Os projetos serão avaliados por uma banca composta por 2 avaliadores, professores da escola. O professor orientador também avaliará o projeto escrito.
8.2 - A avaliação será feita de acordo com os critérios estabelecidos para mostras científicas. Cada professor receberá uma planilha para fazer a avaliação.
8.3 - O grupo que não deixar organizado, devidamente, seu estande ou então, desmontar antes do término da apresentação, terá desconto na pontuação.
8.4 - Para área, a nota conseguida com  o projeto será uma nota a mais em cada uma das disciplinas para o último trimestre, para o currículo será uma nota a mais no trimestre.
9. Classificação e premiação
9.1 - A classificação do projeto será realizada através da média da pontuação dos avaliadores, organizada em ordem decrescente.
9.2 Serão premiados com medalhas os grupos:
- Ensino Fundamental I (Ed. Infantil ao 5º ano): 1º lugar, 2º lugar, 3º lugar.
- Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano): 1º lugar, 2º lugar, 3º lugar.





CRONOGRAMA
06/05– Lançamento da Mostra – apresentação aos professores na reunião pedagógica semanal.

7/5 quinta-feira  -  Lançamento da Mostra  para os alunos. Nos último período de cada turno de aula, o professor que estiver com a turma, apresentará a proposta da feira para os alunos, explicando a sistemática do professor orientador e da formação dos grupos.  O professor receberá um formulário onde os alunos informarão os componentes do grupo e o líder. Os grupos poderão ser formados por afinidade, ou ainda, ser definidos pelo professor. Os grupos poderão ter no máximo 3 ou 4 integrantes. Dar um tempo para conversarem sobre que tipo de trabalho gostariam de fazer. (apenas conversa – se quiserem, podem anotar). Explicar que cada grupo deverá ter um caderno pequeno (diário da pesquisa).

14/05 quinta-feira – Escolha dos orientadores pela comissão. Neste dia os grupos já estarão formados e terão decidido quem será o orientador, de acordo com o área do trabalho.

19/05 terça-feira - Início dos trabalhos:  dois últimos períodos de cada turno. Escolha do assunto do projeto de pesquisa pelos grupos. Cada grupo recebe um modelo de projeto. Anotar no caderno o que foi feito.

08/06 - segunda-feira – Continuação do projeto: dois últimos períodos de cada turno. Definição do problema; objetivos e justificativa. Definir como vão fazer a pesquisa (se vai ter entrevistas, se vai ser pesquisa bibliográfica, pesquisa na internet, etc.). Tudo deve ser anotado no diário da pesquisa.

22/06 a 10/07 – Pesquisa bibliográfica e internet. Nestas duas semanas os professores irão acompanhar os alunos nas pesquisas, na biblioteca e na internet, ou ainda em materiais disponibilizados pela escola. (Agendar horário por turma - previstas duas aulas por turma).

17/07 - sexta-feira – últimos dois períodos do turno. Continuação do projeto.
Deixar pronto: Problema, objetivos, justificativa e fundamentação teórica. O grupo se reúne e agrupa as informações.

20/07 – último dia para entrega da ficha de inscrição


03/08 a 28/08 – parte prática dos projetos.

14/09 - segunda-feira – últimos dois períodos do turno. Organização e escrita da parte prática. Análise dos dados e descrição dos resultados.


21/09 a 09/10 – Digitação. Agendamentos por turma para digitação dos projetos. 09/10 – último prazo para a entrega dos projetos prontos para os orientadores.


20/10 – dois últimos períodos – Confecção de cartazes do projeto e elaboração do resumo (modelo).


05/11 – último período. Ensaio para as apresentações dos projetos.


13/11  - Mostra dos Projetos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário