III MOSTRA DE PROJETOS DA 29
Escola Municipal de Ensino Fundamental 29 de Setembro
Dois Irmãos – RS
18 e 19 de agosto de 2017
MODELO DE RELATÓRIO
FOLHA DE ROSTO | Dados de identificação
a instituição Título do projeto Nomes completos dos componentes do grupo Nome completo do orientador e coorientador |
ASSUNTO OU TEMA | Identifica o tema, descreve o que deu origem ao projeto, de onde veio a ideia. |
JUSTIFICATIVA |
Escrever
porque é importante fazer este trabalho, o grupo deve convencer
que o trabalho é muito importante. Podem ser usados dados
concretos para ilustrar a necessidade de fazer a pesquisa. Pode
também se falar dos benefícios sociais que a pesquisa pode
trazer.
O
projeto se justifica pois possibilita e esclarece...
O
tema deste trabalho desperta curiosidades...
|
PROBLEMA |
Foca
e delimita um problema no assunto mais amplo.
Elaborar
uma pergunta ampla que vai ser respondida com a pesquisa. É
preciso ter cuidado para não elaborar uma pergunta que possa ser
respondida com “sim” ou “não”.
Ex.: Qual a
importância da luz solar para as plantas?
|
OBJETIVOS |
Onde
quer chegar. Escrever o
que se quer alcançar com este trabalho. Escolher poucos
objetivos, porém que possam ser alcançados ao longo do projeto.
Usar frases curtas com 1
verbo apenas.
Ex.:
Demonstrar como acontece o processo de evaporação da água
Analisar
os efeitos do cigarro no corpo humano
Mostrar
como acontece a fotossíntese
|
REFERENCIAL
TEÓRICO
|
Mostra
trabalhos semelhantes. Neste item devem ser escritos os principais
conceitos. Pesquisar em livros ou em sites na internet o que já
tem escrito sobre os principais conceitos abordados no projeto,
dados apresentados pela internet, jornais, instituições
legislação relacionada, outros trabalhos de outros autores, o
que dizem, o que fizeram, o que concluíram. Usar citações
diretas e indiretas e sempre referenciar o autor. Lembre-se cópia
sem dizer quem escreveu é crime.
|
METODOLOGIA
|
Como
o trabalho vai ser feito. Onde pesquisou e como? Quando foi feito
cada coisa.
Como
a pergunta inicial vai ser respondida, quais os instrumentos serão
utilizados. Se houver pesquisa de campo deve fazer a descrição
de como coletou dados e analisou os dados.
|
CONCLUSÕES
OU RESULTADOS
|
Depois de
analisar os dados coletados na pesquisa, quais foram as conclusões
a que chegaram. Precisa responder as perguntas.
|
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICAS
|
SILVA,
Paulo. Mostra de Projetos
http://escola29desetembro.blogspot.com.br/
p/mostra.html
acessado em 10/11/2015
|
REGULAMENTO 2017
REGULAMENTO
III MOSTRA DE PROJETOS 2017
1. Introdução
1.1 - O presente regulamento estabelece diretrizes gerais referentes
à realização III MOSTRA DE PROJETOS DA 29.
1.2 - A Mostra tem por objetivo geral promover a integração
entre a pesquisa, experimentação e socialização de conhecimentos
oportunizando um espaço para exposição, apresentação de
trabalhos, estudos e projetos elaborados pelos estudantes.
1.3 - A realização da III MOSTRA DE PROJETOS DA 29 é um evento
destinado aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental I e II da escola 29 de Setembro.
1.4 - A III MOSTRA DE PROJETOS DA 29 será realizada nas
dependências da escola, nos dias 18 e 19 de agosto de 2017 nos
seguintes horários: Sexta-feira - manhã: 8h30 às 11h; tarde - 14h
às 16h30min. Sábado: das 9 às 11h 30 min.
1.5 - O tema da III MOSTRA DE PROJETOS é livre.
2. Da participação e Formação dos grupos
2.1
- Deverão participar da Mostra de Projetos todos os estudantes
matriculados na escola, divididos em duas categorias: Ensino
Fundamental I e Ensino Fundamental II.
2.2 - Nas categorias Educação Infantil e Ensino Fundamental I será
formado, preferencialmente, um grupo por turma. Na categoria Ensino
Fundamental II serão formados grupos de 3 ou no máximo 4
integrantes. Os grupos formados não poderão ser desfeitos até o
final da feira e apresentação dos projetos. Caso entre algum aluno
novo, será colocado no grupo com o menor número de alunos.
2.3 - O grupo deverá escolher um líder que será responsável pela
organização do grupo e comunicação com a comissão organizadora
em caso de dificuldades.
3. Professor orientador
3.1
- Nas categorias Educação Infantil e Fundamental I, o professor
regente será o orientador. Os grupos do Ensino Fundamental II serão
orientados pelo professor Conselheiro da turma com ajuda de um
coorientador se necessário.
4. Inscrição dos projetos
4.1
- A inscrição do projeto deverá ser feita até o dia 30/06, na
secretaria da escola, através da ficha de inscrição do projeto.
4.2
- A ficha de inscrição deverá ser preenchida pelo grupo, com
auxílio do orientador, e, nas séries iniciais será preenchida pelo
professor.
5. Apresentação dos projetos
5.2
- Para a apresentação dos projetos os alunos devem confeccionar
material visual adequado, corrigido pelo professor orientador, como
cartazes ou banners.
5.3 - Na semana de 7 a 11 de agosto, será feita a banca de
qualificação dos projetos em sala de aula.
6. Montagem e desmontagem da Feira
6.1
- A escola disponibilizará o espaço físico para a apresentação
do projeto (ginásio da escola). Cada grupo terá a disposição
biombo de papelão, 2 classes e 2 cadeiras. Fica a cargo dos grupos
providenciarem material necessário à apresentação como televisor,
projetor ou computador.
6.2 - A feira será montada no sexta-feira pela manhã, das 7 horas
e 30 minutos às 8 horas e 30 minutos. A desmontagem será feita no
sábado logo após o encerramento.
7. Proibições
7.1
- Será proibida a realização de trabalhos que infrinjam maus
tratos a animais vertebrados e invertebrados;
Parágrafo
único: Será proibida a exposição no estande de animais vivos ou
mortos, órgãos ou partes de animais ou fluídos (sangue, urina,
etc).
7.2
- Será proibida a manipulação no estande, de explosivos,
substâncias tóxicas ou de uso controlado;
7.3
- Será proibida a utilização, no estande de materiais cortantes
(seringas, agulhas, vidros que possam provocar ferimentos, etc).
Exceções serão analisadas pelo professor e comissão;
7.4
Será proibida, nos estandes alimentos (sólidos ou líquidos) para
distribuição e/ou consumo;
7.5
- Trabalhos com fotografias ou quaisquer outras formas de
apresentação que possam chocar o público ou expor ao ridículo
pessoas ou instituições.
7.6
- Será proibida a utilização de aparelhos de áudio que não façam
parte do projeto.
8.
Avaliadores e avaliação
8.1
- Os projetos serão avaliados por uma banca composta por
avaliadores, professores da escola e avaliadores externos. O
professor orientador também avaliará o projeto escrito.
8.2
- A avaliação será feita de acordo com os seguintes critérios:
Apresentação
Visual: organização e capricho;
Apresentação
oral: domínio de conteúdo, clareza de ideias, desenvoltura,
postura;
Diário
de Bordo: capricho e organização das informações
Pesquisa:
Desenvolvimento, Organização, relevância, originalidade e
inovação;
Relatório:
Clareza, capricho, organização coerência entre o trabalho escrito
e a apresentação, observância das normas estabelecidas para a
escrita do relatório
8.3 - O grupo que não deixar organizado, devidamente, seu estande ou
então, desmontar antes do término da apresentação, terá desconto
na pontuação.
8.4
- Para área, a nota conseguida com o projeto será uma nota a mais
em cada uma das disciplinas para o segundo trimestre e para o
currículo será uma nota a mais no trimestre.
9.
Classificação e premiação
9.1
- Todos os alunos receberão Medalha de Participação.
9.2
Na categoria Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) a classificação
dos projetos será realizada através da média da pontuação dos
avaliadores, organizada em ordem decrescente (1º lugar, 2º lugar,
3º lugar). Em caso de empate o desempate será realizado pela
comissão. Os finalistas receberão medalhas e certificado de menção
honrosa.
9.3 O melhor trabalho da feira representará a escola na
Mostratec Júnior. O segundo e o terceiro lugar terão credencial
para participação da Multitec Affonso Wolf.
II MOSTRA DE PROJETOS DA 29
Escola Municipal de
Ensino Fundamental 29 de Setembro
Dois Irmãos – RS
II MOSTRA DE PROJETOS
DA 29
20/08/2016
REGULAMENTO
1.
Introdução
1.1
- O presente regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à
realização II MOSTRA DE PROJETOS DA 29.
1.2
- A Mostra tem por objetivo geral promover a integração entre a
pesquisa, experimentação e socialização de conhecimentos
oportunizando um espaço para exposição, apresentação de
trabalhos, estudos e projetos elaborados pelos estudantes.
1.3
- A realização da II MOSTRA DE PROJETOS DA 29 é um evento
destinado aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental I e II da escola 29 de Setembro.
1.4
- A II MOSTRA DE PROJETOS DA 29 será realizada nas dependências da
escola, no dia 20 de agosto de 2016, das 8 às 11 horas e trinta
minutos.
1.5
- O tema da II MOSTRA DE PROJETOS é livre.
2.
Da
participação e Formação dos grupos
2.1
- Deverão participar da Mostra de Projetos todos os estudantes
matriculados na escola, divididos em duas categorias: Ensino
Fundamental I e Ensino Fundamental II.
2.2
- Nas categorias Educação Infantil e Ensino Fundamental I
será formado, preferencialmente, um grupo por turma. Na categoria
Ensino Fundamental II serão formados grupos de 2, 3 ou no
máximo 4 integrantes. Os grupos formados não poderão ser
desfeitos até o final da feira e apresentação dos projetos.
Caso entre algum aluno novo, será colocado no grupo com o menor
número de alunos.
2.3 - O
grupo deverá escolher um líder que será responsável pela
organização do grupo e comunicação com a comissão
organizadora em caso de dificuldades.
3.
Professor
orientador
3.1
- Nas categorias Educação
Infantil e Fundamental I, o professor regente será o orientador. Os grupos do Ensino Fundamental II escolherão um orientador entre os professores que atuam neste nível de ensino.
Infantil e Fundamental I, o professor regente será o orientador. Os grupos do Ensino Fundamental II escolherão um orientador entre os professores que atuam neste nível de ensino.
3.2
- A escolha do professor orientador será feita pelo grupo junto com
a comissão organizadora. Os alunos poderão procurar o professor
orientador nos períodos destinados à Mostra, ou ainda nos
intervalos e início das aulas.
4.
Inscrição
dos projetos
4.1
- A inscrição do projeto deverá ser feita até o dia 20/07,
na secretaria da escola, através da ficha de inscrição do projeto.
4.2
- A ficha de inscrição deverá ser preenchida pelo grupo, com
auxílio do orientador, e, nas séries iniciais será preenchida pelo
professor.
4.3
- Será realizada oficina de metodologia Científica nas
sextas-feiras, das 13 às 15 horas, para todos os interessados, de
acordo com cronograma previamente estabelecido.
5.
Apresentação dos projetos
5.2
- Para a apresentação dos projetos os alunos devem
confeccionar material visual adequado, corrigido pelo
professor orientador, como cartazes ou banners.
5.3
- Na semana de 8 a 12 de agosto, será feita a banca de
qualificação dos projetos em sala de aula.
6.
Montagem e desmontagem da Feira
6.1
- A escola disponibilizará o espaço físico para a apresentação
do projeto (ginásio da escola). Cada grupo terá a disposição
biombo de papelão, 2 classes e 2 cadeiras. Fica a cargo dos
grupos providenciarem material necessário à apresentação como
televisor, projetor ou computador.
6.2
- A feira será montada no sábado pela manhã, das 7 horas e 30
minutos às 8 horas e 30 minutos. A desmontagem será feita
logo após o encerramento da feira.
7.
Proibições
7.1
- Será proibida a realização de trabalhos que infrinjam maus
tratos a animais vertebrados e invertebrados;
Parágrafo
único: Será
proibida a exposição no estande de animais vivos ou mortos, órgãos
ou partes de animais ou fluídos (sangue, urina, etc).
7.2
- Será proibida a manipulação no estande, de explosivos,
substâncias tóxicas ou de uso controlado;
7.3
- Será proibida a utilização, no estande de materiais cortantes
(seringas, agulhas, vidros que possam provocar ferimentos, etc).
Exceções serão analisadas pelo professor e comissão;
7.4
Será proibida, nos estandes alimentos (sólidos ou líquidos) para
distribuição e/ou consumo;
7.5
- Trabalhos com fotografias ou quaisquer outras formas de
apresentação que possam chocar o público ou expor ao ridículo
pessoas ou instituições.
7.6
- Será proibida a utilização de aparelhos de áudio que não façam
parte do projeto.
8.
Avaliadores e avaliação
8.1
- Os projetos serão avaliados por uma banca composta por 3
avaliadores, professores da escola. O professor orientador também
avaliará o projeto escrito.
8.2
- A avaliação será feita de acordo com os seguintes critérios:
Apresentação
Visual: organização e capricho;
Apresentação
oral: domínio de conteúdo, clareza de ideias, desenvoltura,
postura;
Diário
de Bordo: capricho e organização das informações
Pesquisa:
Desenvolvimento, Organização, relevância, originalidade e
inovação;
Relatório:
Clareza, capricho, organização coerência entre o trabalho escrito
e a apresentação, observância das normas estabelecidas para
a escrita do relatório
8.3
- O grupo que não deixar organizado, devidamente, seu estande ou
então, desmontar antes do término da apresentação, terá desconto
na pontuação.
8.4
- Para área, a nota conseguida com o projeto será uma nota a
mais em cada uma das disciplinas para o segundo trimestre e para o
currículo será uma nota a mais no trimestre.
9.
Classificação e premiação
9.1
- Todos os alunos receberão Medalha de Participação.
9.2 Na
categoria Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) a classificação
dos projetos será realizada através da média da pontuação dos
avaliadores, organizada em ordem decrescente (1º lugar, 2º lugar,
3º lugar). Em caso de empate o desempate será realizado
pela comissão. Os finalistas receberão medalhas e certificado de
menção honrosa.
9.3 O
melhor trabalho da feira representará a escola na Mostratec
Júnior.
Os professores da escola estiveram em formação para Metodologia Científica 23/03/2016 com os professores da Fundação Liberato para preparação da II Mostra de Projetos.
I MOSTRA DE PROJETOS DA 29
Escola Municipal de
Ensino Fundamental 29 de Setembro
Dois Irmãos – RS
I MOSTRA DE PROJETOS
DA 29
Tema geral: “Luz,
Ciência e vida”
GRUPOS, LÍDERES E ORIENTADORES
GRUPOS, LÍDERES E ORIENTADORES
GRUPOS
6º ANO A
Grupo
1: Tiffany, Roberta e Cristiano Líder: Roberta Orientador:
Roselaine
Grupo
2: Davi, Aiko, Renan, Felipe: Líder Aiko Orientador: Rosmeri
Grupo
3: Cássio, Eduardo, Pedro Líder: Eduardo Orientador: Velânia
Grupo
4: Kauani, Brendha, Jhenifer, Leonardo Líder: Brendha Orientador
: Vanessa
Grupo5:
Samoel, Marlon, Júlia Líder: Júlia Orientador: Ivo
GRUPOS
6º ANO B
Grupo
6: Mayron, Daniel, Fernanda, Ana Laura Líder: Mayron Orientador:
Rosa
Grupo
7: Cristian, Everton, Kevin, Yuri Líder: Cristian Orientador:
Osvaldo
Grupo
8: Éverson, Luan, Alan, Ruan Líder: Ruan Orientador: Marcelo
Grupo
9: Samanta, Samara, Gabrieli, Wesley Líder: Samanta Orientador:
Carla
GRUPO
7º ANO
Grupo
10: Ana, Marina, Joana, Vinícius Líder: Joana Orientador: Ivo
Grupo
11: Tauane, Bárbara, Roberta, Eduardo Líder: Roberta Orientador:
Vanessa
Grupo
12: Anderson, Stéfani, Fernando, Andressa Líder: Andressa Orientador:
Carla
Grupo
13: Vitória, Amanda, Joana, Patrick Líder: Vitória Orientador:
Roselaine
Grupo
14: Ketlin, Mel, Sandro, Claudecir Líder: Ketlin Orientador: Ivo
GRUPOS
8º ANO
Grupo
15: Rian, Gustavo, Bruno, Kauã Líder: Kauã Orientador: Velânia
Grupo
16: Cleonice, Diuli, Francisco, Leonardo Líder: Diuli
Orientador: Ivo
Grupo
17: Julia, Tainara, Monique, Maicon, Líder: Tainara Orientador:
Vanessa
Grupo
18: Elisandra, Rafaela, Vítor, Emanueli Líder: Elisandra
Orientador: Velânia
Grupo
19: Felipe, Juliano, Amanda Líder: Amanda Orientador: Rosmeri
Grupo
20: Alex, Cássio, Lucas Líder: Alex Orientador: Velânia
GRUPOS
9º ANO
Grupo
21: Evelyn, Laura, Bruna Líder: Evelyn Orientador: Marcelo
Grupo
22: Rafael, Gabriel, Lucas, Vanderson Líder: Lucas Orientador:
Rosmeri
Grupo
23: Isabel, Ana Paula, Liliane, Kethlyn Líder: Isabel Orientador:
Juliana
Grupo
24: William, Weslen, Michele, Hérick, Líder: Michele
Orientador: Carla
RELATÓRIO
TÍTULO:
______________________________________________________________________
INTEGRANTES: 1. Líder:
__________________________________
2. ________________________________________
3. ________________________________________
4. ________________________________________
PROBLEMA:
elaborar uma pergunta ampla que vai ser respondida com a pesquisa. É
preciso ter cuidado para não elaborar uma pergunta que possa ser
respondida com “sim” ou “não”.
Ex.: Qual a
importância da luz solar para as plantas?
OBJETIVOS:
Demonstrar ... (o que?)
Analisar ... (como?)
Mostrar ... (de que
forma?)
JUSTIFICATIVA –
escrever porque é importante fazer este trabalho, o grupo deve
convencer que o trabalho é muito importante.
O projeto se justifica
pois possibilita e esclarece...
O tema deste trabalho
desperta curiosidades...
REFERENCIAL TEÓRICO:
pesquisar em livros ou em sites na internet o que já tem escrito
sobre os principais conceitos abordados no projeto.
METODOLOGIA:
como o trabalho vai ser feito. Como a pergunta inicial vai ser
respondida, quais os instrumentos serão utilizados e quem são as
pessoas (se tiver ) envolvidas na pesquisa.
CRONOGRAMA DE
ATIVIDADES PROJETO. Caderno de campo
Cada grupo
deverá ter um caderno pequeno sem espiral com uma capa, que será
fornecida pela escola, com a devida identificação do grupo e do
projeto de pesquisa. Cada fase da pesquisa deverá ser registrada no
caderno. Este caderno deverá estar no estande do grupo no dia da
apresentação.
Fases/tempo
|
Descrição das Atividades
|
|
data
|
Organização dos grupos. Escolha do líder
|
|
data
|
Planejar como será
feita a pesquisa.
Procurar material sobre o assunto.
|
|
data
|
2ºDepois de analisar
os dados coletados na pesquisa, quais foram as conclusões a que
chegaram.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICAS
SILVA, Paulo. Mostra
de Projetos http://escola29desetembro.blogspot.com.br/p/mostra.html
acessado em 10/11/2015
REGULAMENTO
1.
Introdução
1.1 - O presente regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização
I MOSTRA DE PROJETOS DA 29.
1.2
- A Mostra tem por objetivo geral promover a integração entre a pesquisa,
experimentação e socialização de conhecimentos oportunizando um espaço para
exposição, apresentação e de trabalhos, estudos e projetos elaborados pelos
estudantes.
1.3
- A realização da I MOSTRA DE PROJETOS
DA 29 é um evento destinado aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental I e II.
1.4
- A I MOSTRA DE PROJETOS DA 29 será realizada nas dependências da escola.
2.
Formação dos grupos
2.1 - A participação do estudante
será através de grupo formado por 3 ou
no máximo 4 integrantes. Os grupos
formados não poderão ser desfeitos até o final da feira e apresentação dos
projetos. Os professores das séries iniciais terão a liberdade de formar os
grupos de acordo com as necessidades. Caso entre algum aluno novo, será
colocado no grupo com o menor número de alunos.
Ø - O grupo deverá escolher um líder que será responsável pela organização
do grupo e comunicação com a comissão
organizadora em caso de dificuldades.
3.
Professor orientador
3.1 - Da
educação Infantil até o 5º ano, o
professor regente será o orientador . Os grupos do 6º ao 9º ano escolherão um
orientador entre os professores que atuam no Ens. Fundamental II, sendo que, nenhum professor poderá ter
mais que 5 projetos para orientar.
3.2 - A
escolha do professor orientador será feita pela comissão organizadora, em cada
turma, iniciando pelo 9º ano. Os alunos poderão procurar o professor orientador
nos períodos destinados à Mostra, ou ainda nos intervalos e início das aulas.
4.
Inscrição dos projetos
4.1
- A inscrição do projeto deverá ser feita até o dia 20/07, na secretaria da escola, através da
ficha de inscrição do projeto.
4.2 - A
ficha de inscrição deverá ser preenchida pelo grupo, com auxílio do orientador,
e, nas séries iniciais será preenchida pelo professor.
5. Apresentação dos
projetos
5.1 - A apresentação dos projetos acontecerá no dia
13 de novembro de 2015, das 16 às 20h.
5.2
- Para a apresentação dos projetos os
alunos devem confeccionar material visual adequado, corrigido pelo professor
orientador, como cartazes ou banners.
5.3 - A
escola disponibilizará o espaço físico para a apresentação do projeto (ginásio
da escola). Cada grupo terá a disposição 2 classes para expor seu projeto. Fica
a cargo dos grupos providenciarem material necessário a apresentação como
televisor, projetor ou computador.
6. Montagem e desmontagem da Feira
6.1 - A
feira será montada nos seguintes turnos e horários: O turno da manhã fará a
montagem nos dois últimos períodos do turno de aula. O turno da tarde fará a
montagem nos dois primeiros turnos de aula.
A desmontagem será feita logo após o encerramento da feira.
7. Proibições
7.1 -
Será proibida a realização de trabalhos que infrinjam maus tratos a animais
vertebrados e invertebrados;
Parágrafo único:
Será proibida a exposição no estande de animais vivos ou mortos, órgãos ou
partes de animais ou fluídos (sangue, urina, etc).
7.2 -
Será proibida a manipulação no estande, de explosivos, substâncias tóxicas ou
de uso controlado;
7.3 -
Será proibida a utilização, no estande de materiais cortantes (seringas,
agulhas, vidros que possam provocar ferimentos, etc). Exceções serão analisadas
pelo professor e comissão;
Será
proibida, nos estandes alimentos (sólidos ou líquidos) para distribuição e/ou
consumo;
7.4 -
Trabalhos com fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação que possam
chocar o público ou expor ao ridículo pessoas ou instituições, serão avaliados
pelo professor orientador;
7.5 -
Será proibida a utilização de aparelhos de áudio que não façam parte do
projeto;
8. Avaliadores e avaliação
8.1 - Os
projetos serão avaliados por uma banca composta por 2 avaliadores, professores
da escola. O professor orientador também avaliará o projeto escrito.
8.2 - A
avaliação será feita de acordo com os critérios estabelecidos para mostras
científicas. Cada professor receberá uma planilha para fazer a avaliação.
8.3 - O
grupo que não deixar organizado, devidamente, seu estande ou então, desmontar
antes do término da apresentação, terá desconto na pontuação.
8.4 -
Para área, a nota conseguida com o
projeto será uma nota a mais em cada uma das disciplinas para o último
trimestre, para o currículo será uma nota a mais no trimestre.
9. Classificação e premiação
9.1 - A
classificação do projeto será realizada através da média da pontuação dos
avaliadores, organizada em ordem decrescente.
9.2
Serão premiados com medalhas os grupos:
- Ensino
Fundamental I (Ed. Infantil ao 5º ano): 1º lugar, 2º lugar, 3º lugar.
- Ensino
Fundamental II (6º ao 9º ano): 1º lugar, 2º lugar, 3º lugar.
CRONOGRAMA
06/05–
Lançamento da Mostra – apresentação aos professores na reunião pedagógica
semanal.
7/5
quinta-feira - Lançamento da Mostra para os alunos. Nos último período de cada
turno de aula, o professor que estiver com a turma, apresentará a proposta da
feira para os alunos, explicando a sistemática do professor orientador e da
formação dos grupos. O professor
receberá um formulário onde os alunos informarão os componentes do grupo e o
líder. Os grupos poderão ser formados por afinidade, ou ainda, ser definidos
pelo professor. Os grupos poderão ter no máximo 3 ou 4 integrantes. Dar um
tempo para conversarem sobre que tipo de trabalho gostariam de fazer. (apenas
conversa – se quiserem, podem anotar). Explicar que cada grupo deverá ter um
caderno pequeno (diário da pesquisa).
14/05
quinta-feira – Escolha dos orientadores pela comissão. Neste dia os grupos já
estarão formados e terão decidido quem será o orientador, de acordo com o área
do trabalho.
19/05
terça-feira - Início dos trabalhos: dois
últimos períodos de cada turno. Escolha do assunto do projeto de pesquisa pelos
grupos. Cada grupo recebe um modelo de projeto. Anotar no caderno o que foi
feito.
08/06 -
segunda-feira – Continuação do projeto: dois últimos períodos de cada turno.
Definição do problema; objetivos e justificativa. Definir como vão fazer a
pesquisa (se vai ter entrevistas, se vai ser pesquisa bibliográfica, pesquisa
na internet, etc.). Tudo deve ser anotado no diário da pesquisa.
22/06 a
10/07 – Pesquisa bibliográfica e internet. Nestas duas semanas os professores
irão acompanhar os alunos nas pesquisas, na biblioteca e na internet, ou ainda
em materiais disponibilizados pela escola. (Agendar horário por turma -
previstas duas aulas por turma).
17/07 - sexta-feira – últimos dois períodos do
turno. Continuação do projeto.
Deixar pronto: Problema, objetivos, justificativa e
fundamentação teórica. O grupo se reúne e agrupa as informações.
20/07 – último dia para entrega da ficha de
inscrição
03/08 a 28/08 – parte prática dos projetos.
14/09 - segunda-feira – últimos dois períodos do
turno. Organização e escrita da parte prática. Análise dos dados e descrição
dos resultados.
21/09 a 09/10 – Digitação. Agendamentos por turma
para digitação dos projetos. 09/10 – último prazo para a entrega dos projetos
prontos para os orientadores.
20/10 – dois últimos períodos – Confecção de
cartazes do projeto e elaboração do resumo (modelo).
05/11 – último período. Ensaio para as
apresentações dos projetos.
13/11 -
Mostra dos Projetos.
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