Monitores Ecológicos






MONITORES ECOLÓGICOS/2017

"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder

Pensando modelar nosso futuro iniciamos as atividades recebendo muitos novos integrantes no projeto 2017. No dia 10 de março os alunos participaram de dinâmicas de integração e conheceram as normas do projeto.







MONITORES ECOLÓGICOS – 2016
No dia 07 de março, o projeto Monitores Ecológicos iniciou suas atividades do ano de 2016.
Os Monitores Ecológicos partem da premissa de que “somos apenas hóspedes neste Planeta e não seus donos”, sendo assim, o grupo é composto por alunos voluntários preocupados com questões ambientais que realizam ações buscando conscientizar as pessoas sobre a necessidade de cuidarmos do ambiente em que vivemos.
O grupo é composto pelos alunos:
Alã dos Santos
Andressa P. de Polina
Brendha B. dos Santos
Bruno B. Farias
Cassio
Cristian H. Hentz Lopes
Greice Maciel
Renan de Freitas
Rian Giovane R. dos Santos
Tálita Vitória Alles
Wesley C. dos Reis



TRILHAS ECOLÓGICAS – 14 DE MARÇO
Nunca deixe de observar uma borboleta que pousa em sua mão... ela te traz sonhos e lhe ensina a voar!” Dayse Sene
 Na pressa do cotidiano deixamos de notar pequenos detalhes belos que nos cercam que mostram a grandiosidade da natureza!
               Lírio do Brejo                                                                            Aranha do Fio de ouro


                   Liquem





No dia 22 de março, os Monitores Ecológicos apresentaram uma reflexão sobre a necessidade do uso racional da água:
Trechos da Carta Escrita em 2070                           


"Ano 2070. Acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém com 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo muito pouca água. Creio que me resta pouco tempo.  Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.

Recordo quando tinha cinco anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar  de um banho de chuveiro...Agora usamos toalhas de azeite mineral para limpar a pele.
...
Advertiam-nos que devíamos cuidar do meio ambiente e ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito que eram os bosques, lhe falo da chuva, das flores, do agradável que era tomar banho e poder  pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o saudável que era a gente, ela pergunta-me: Papá! Porque se acabou a água? Então, sinto um nó na garganta; não deixo de me sentir culpado, porque pertenço à geração que foi destruindo o meio ambiente ou simplesmente não levamos em conta tantos avisos. Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na terra já não será possível dentro de muito pouco tempo porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.
Como gostaria voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto, quando ainda podíamos fazer algo para salvar ao nosso planeta terra!



SEPARE SEU LIXO!!!
O simples ato de separa o lixo em seco e molhado permite a que os resíduos sejam reciclados.
A reciclagem preserva o meio ambiente, reduzindo a poluição do solo, da água e do ar. Além disso, gera riqueza e empregos no país.
Outras razões para separar seu lixo para reciclagem são:
  • A cada tonelada de papel reciclado evita-se o corte de 20 árvores, economizam-se 71% de energia elétrica, 90% de água e 74% de poluição do ar para a produção de novos papéis;
  • O plástico  e os metais demoram entre 200 e 500 anos a decompor-se;
  • Por cada tonelada de vidro reciclado economiza-se cerca de 1300 kg de areia e diminui-se a poluição atmosférica e hídrica;
  • O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura;
Pensando nisso, os Monitores Ecológicos elaboraram materiais de orientação e os dispuseram nas salas de aula da Escola. Nesta oportunidade, também conversaram com os alunos sobre a importância de separa o lixo!


     Imagem da parde acima das lixeiras.



 


27/08/2015                                                                                                              

     Nós, os Monitores, voltamos após um período sem atividades em função da ausência do vice prof. Lúcio. 
     Hoje realizamos uma saída de campo onde recolhemos alguns sacos de lixo no Bairro Moinho Velho. Nos próximos dias estaremos realizando o mesmo trabalho no Bairro São Miguel, conscientizando as pessoas na correta separação do lixo.
     Para esse ano pretendemos visitar a Central de Reciclagem,realizar filmagem em função do dia do Rio Feitoria,limpeza das classes,cuidar dos jardins e horta.
    Queremos parabenizar o grupo pelo empenho e dedicação nesses encontros que acontecem sempre nas quintas-feiras,das 15 horas ás 17 horas.!
 









09/04/2015
Início da plantação
Aprendendo a plantar mudinhas, e cuidando da natureza, que a mãe natureza, nos deixou.
















 02/04/2015  - Início dos trabalhos
No dia 02 de abril de 2015 teve início o trabalho dos Monitores Ecológicos da Escola 29 de Setembro.
Neste ano quem vai monitorar o trabalho é o professor Lúcio. No primeiro dia foram definidas as formas de trabalho. Para o quadro mural foram escolhidas as alunos Tainara, Roberta e Raíssa.  Para o caderno de chamada ficou responsável o aluno Bruno. Para tirar as fotos foram encarregados os alunos Monique e Rafaela. Os responsáveis pelo Blog do projeto ficaram as alunas Andressa e Talita. Para a distribuição dos coletes o aluno Eduardo. As visitas nas salas serão feitas pelos alunos Leonardo, Brendha, Roberta, Cássio e Renan. Para trabalhar na horta os alunos serão escolhidos na hora.
Ficou definido que para participar do passeio no final do ano o aluno deverá ter 75% de frequencia. Serão feitas caminhadas nos bairros Moinho Velho e São Miguel para conscientizar sobre a correta separação do lixxo e cuidados com o mosquito da Dengue.

ALUNOS PARTICIPANTES DO PROJETO


Renan
Brendha
Roberta.m
Monique
Rafaela
Bruno
Eduardo
Lucas
Leonardo
Raíssa
Talita
Andressa
Tainara
Roberta S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário