TRABALHO
ESCOLAR: uma iniciação às normas da ABNT
Um trabalho
bem elaborado necessita de algumas etapas, como a pesquisa, a
preparação, a redação e a apresentação.
Veja
como organizar cada uma dessas etapas:
1.
A pesquisa :
Antes de
começar a escrever, é necessário pesquisar o tema em fontes
diversas, como: livros, jornais, revistas e internet.
É muito
importante selecionar os dados encontrados através de uma leitura
atenta e criteriosa, observando detalhes como: fonte confiável e
atualizada (não conter informações desatualizadas ou conceitos
ultrapassados).
Não
esquecer:
a)
Após a consulta de qualquer tipo de documento: anotar os dados, tais
como: autor, título, local editora, ano e outros necessários para
referência.
b) Quando
consultar periódicos: anotar o local de publicação, volume ou ano
e número do fascículo.
c) Quando
consultar documentos na Internet: anotar o endereço eletrônico
(URL), data de acesso (dia, mês e ano).
2.
A redação:
Organizar
e escrever o texto para apresentação de trabalho.
Em
alguns temas, adicionar imagens valoriza o trabalho e facilita o
entendimento.
(fotos,
desenhos, mapas e gráficos).
Para
escrever:
- Elabore um roteiro do que será escrito, procurando organizar tópicos ou capítulos.
- Organize o material pesquisando, distribuindo as informações entre as divisões estabelecidas.
- Escreva frases, orações e períodos curtos para facilitar a leitura.
- Cuidado com repetição de informações ao longo do trabalho!
- Observe as normas para a forma de apresentação: margens, espaços em branco, letras, etc. O trabalho deve ser escrito de forma limpa e ordenada.
- Se for manuscrito, tenha atenção à letra legível e não use corretivo.
3.
A apresentação:
Digitação
do trabalho
(O professor tem liberdade
para querê-lo
manuscrito)
Estrutura:
Deve
apresentar as seguintes etapas:
-
Capa;
-
Página de rosto;
-
Sumário;
-
Texto: (introdução, desenvolvimento e conclusão);
- Referências bibliográficas.
- Capa:
Deve constar
autoria, título do trabalho, local e data, centralizados. A inclusão
de outros elementos é opcional.
Exemplo:
Autor
Título
Local
Data
b)
Página
de Rosto:
Elementos
necessários para identificação do documento, ou seja:
nome completo
do autor; título do trabalho e subtítulo. Quando houver subtítulo,
deve ser separado do título por dois pontos (quando for explicativo)
ou ponto e vírgula (quando se tratar de subtítulo complementar);
nome da instituição; indicação da disciplina e nome do professor.
Exemplo:
Autor
Trabalho
referente à disciplina de___________ da “sua escola”, orientado
pelo professor__________, realizado pelos alunos __________________
Local
Data
c)
Sumário:
Consiste na
enumeração dos capítulos do trabalho, na ordem em que aparecem no
texto, com a página inicial de cada capítulo.
Exemplo:
SUMÁRIO
1. Introdução
….......................................................3
2. Floresta
Amazônica …....................................... 5
3. Mata
Atlântica ................................................... 9
4.Conclusões.........................................................
10
5.Fontes de
pesquisa............................................. 12
|
c) Introdução:
A
introdução permite o primeiro contato do leitor com o trabalho. Tem
por finalidade principal apresentar o assunto a ser tratado,
proporcionando uma visão sobre a importância do estudo do tema.
Exemplo
de introdução:
Neste trabalho serão apresentadas as mudanças culturais que ocorreram ao longo do séc XVIII com o surgimento de vários pensamentos racionais que juntos formaram um movimento chamado Iluminismo. Citaremos o que foi, seu apogeu, suas ideias, suas crenças e seus filósofos bem como sua importância para a humanidade.
d) Conclusão:
A
conclusão deve retomar o problema inicial lançado na introdução
revendo as principais contribuições que trouxe a pesquisa.
A conclusão
apresenta o entendimento pessoal sobre a pesquisa através da reunião
das principais ideias desenvolvidas ou conclusões obtidas. O cuidado
que se deve ter é o de a conclusão nunca deve trazer novos dados. O
resultado final deve ser decorrência do que já foi dito.
Após
a pesquisa, entendemos o quanto os pensadores iluministas se
esforçaram em sua ideologias e publicações, com a finalidade de
"iluminar" a mentalidade humana presa a conceitos
elaborados pela igreja. Além disso, compreendemos que a cultura do
século XVII apresentou-se profundamente impregnada pela ideia de que
a razão humana deveria iluminar, a vida dos indivíduos e das
sociedades sobre a face da Terra. Tais ideias, que diminuem a
importância da religião, encontravam-se na origem do termo
Iluminismo.
Por fim, foi importante estudar este assunto porque o Iluminismo influenciou decisivamente para a eclosão de um evento histórico, a Revolução Francesa, que pôs fim ao Absolutismo monárquico, tornando-se fonte de incentivo para que outras colônias do mundo lutassem pelas suas independências.
Por fim, foi importante estudar este assunto porque o Iluminismo influenciou decisivamente para a eclosão de um evento histórico, a Revolução Francesa, que pôs fim ao Absolutismo monárquico, tornando-se fonte de incentivo para que outras colônias do mundo lutassem pelas suas independências.
e) Fontes de pesquisa:
Deverão
estar dispostas no final do texto em ordem alfabética pelo sobrenome
do(s) autor(es):
Livros
Padrão:
SOBRENOME
DO AUTOR, prenomes. Título:
subtítulo.
Edição.
Local: Editora,ano.
Exemplos:
MARTINS,
Gilberto de Andrade. Manual
para elaboração de monografias e
dissertações.
2.
ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MARION,
J. C. Contabilidade
empresarial. 10.
ed. São Paulo: Atlas, 2003.
Enciclopédias
e dicionários
Padrão:
TÍTULO:
subtítulo. Edição. Local: Editora, ano.
Exemplo:
MICHAELIS:
dicionário
prático: inglês-português, português-inglês. 18 ed. São
Paulo:
Melhoramentos, 1998.
HOUAISS:
Enciclopédia
Mirador Internacional. Rio de Janeiro: Encyclopaedia
Britannica
do Brasil Publicações, 1987.
Sítio
institucional (site)
Padrão:
Disponível
em: www.endereço do site. Acesso em: dia, mês, ano.
Exemplo:
www.ibge.gov.br.
Acesso em 15 mar 2005.
É
importante observar:
Papel:
Os textos
devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7
cm),impresso na cor preta (exceto as figuras).
Fonte:
O texto
deverá ser apresentado justificado e será utilizada a fonte “Times
New
Roman”
e tamanho 12 para o texto.
Para
citações de mais de três linhas, títulos e legendas das figuras e
tabelas deverá ser utilizada a mesma fonte reduzida para tamanho 10.
Margens:
As páginas
devem ser configuradas utilizando para as margens esquerda e superior
a distância de 3 cm; para as margens direita e inferior, 2cm.
Espaçamento:
Quanto à
formatação do parágrafo, todo o trabalho deve ser digitado
utilizando o
espaçamento
um e meio (1,5), com exceção da natureza e finalidade do trabalho,
nome da instituição e orientador (na folha de rosto); das citações
de mais de três linhas, as notas de rodapé e os títulos e legendas
de figuras e tabelas (na parte textual); e as referências (na parte
pós-textual), que deverão utilizar espaçamento simples.
Os títulos
das subseções devem vir separados dos textos que os antecede por
duas linhas e dos que os sucede por uma linha em branco.
Numeração
das páginas:
Contam-se
as páginas do trabalho, de forma sequencial, a partir da folha de
rosto e passa-se a imprimir a numeração correspondente a partir da
primeira página da parte textual
(a
partir da introdução) até a última folha do trabalho (última
folha da parte pós-textual).
A numeração
das páginas deve ser colocada, utilizando-se algarismos arábicos,
no canto superior direito da folha, a dois cm da borda superior do
papel e a 2 cm da borda direita da folha.
Siglas:
Quando uma
sigla aparecer pela primeira vez no texto, sua forma completa deve
anteceder
a sigla e esta deverá vir entre parênteses.
Por
exemplo: “A Organização das Nações Unidas (ONU) apresentou
....”
Palavras
estrangeiras:
As palavras
estrangeiras, mesmo de uso corrente no nosso cotidiano, devem vir
grafadas
em itálico.
Modo
de escrever:
Trabalhos
científicos são impessoais. Portanto, nunca use:
–interessei-me pelo tema....
–eu e meus colegas....
–em minha escola.....
–meu aluno.....
–interessei-me pelo tema....
–eu e meus colegas....
–em minha escola.....
–meu aluno.....
Use
sempre os verbos na 3ª pessoa do singular.
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