quarta-feira, 29 de junho de 2011

ETA - Estação de Tratamento de Água

Os 6ºs anos da escola 29 de Setembro estão se preparando para visitas a CORSAN de nossa cidade. Olha a galerinha montando uma maquete de uma ETA - estação de tratamento de água.

Profª. Bruna F. U. Immig.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Momento inicial de uma reunião

Toda reunião administrativa, pedagógica ou de estudos da equipe da 29 de Setembro inicia com um momento de troca onde cada componente do grupo é desafiado a compartilhar com os colegas alguma atividade que pode ser uma dinâmica de grupo, uma atividade recreativa, uma mensagem, uma proposta de atividade que possa ser desenvolvida com os alunos, um jogo...

No dia 31 de maio a professora Clarice Dienstmann Lehnen contou para os colegas a história “A menina da borboletas” do autor Roberto Caldas (história já trabalhada com os alunos do  Nível A e do Nível B) e no final da histórias fez uma grande surpresa aos colegas... Veja a seguir!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Convite – Festa Junina

A equipe da Escola 29 de Setembro convida a todos para sua Festa Junina que se realizará no dia 21 de junho (terça-feira), das 16 horas às 19 horas.

Teremos disponível para venda comes e bebes como pinhão, pipoca, bolo, enroladinho, espetinho, pastel, cachorro-quente, refrigerantes, entre outros. A festa contará com diversas brincadeiras como: pescaria, tudo premiado, cadeia, forno da bruxa, boca do palhaço e árvore da sorte.Também teremos a escolha do Rei do Pinhão e da Rainha da Pipoca!!!!

O Nível A deseja que a festa seja tão bonita quanto aos desenhos que coloriram ilustrando a Festa Junina... Venha participar conosco desta festa e faça dessa um momento de alegria, diversão e integração!!!




CPM e equipe da 29 de Setembro.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Experimentando!

O 9º ano realizou alguns experimentos na aula de Ciências para ver na prática como a química das misturas funciona. Veja a galera se divertindo e aprendendo!
Profª. Bruna F. U. Immig.


terça-feira, 7 de junho de 2011

Caricaturas - 9º Ano

Utilizando o site http://flashface.ctapt.de e os softwares Gimp e Kolour Paint os alunos do 9º ano criaram as suas caricaturas ou a caricatura de um ídolo ou personagem famoso. O trabalho ficou muito interessante! Confira os resultados e faça você também a sua caricatura!!!

A atividade foi ministrada pelo professor de Arte, Osvaldo Torrano Ribeiro e pela professora de Informática, Joceline Mausolff Grübel.



Produção Redacional Digitalizada do 6º Ano A e B

Com base na tirinha, os alunos escreveram um texto em forma de PROSA. Deveriam usar diálogos e introduzir as observações do narrador, indicando as expressões das personagens.



Prof. Enio Jocemir Rodrigues.

O PRESENTE
Wezer Carvalho – 6º ano A

    Que garota esperta, queria comprar um vestido para si, porém sua mãe a controlava financeiramente. Até que então surgiu uma ideia fenomenal.
    - Mãe, cheguei! Fala a menina chegando no maior entusiasmo gritando com muita felicidade em ver a mãe fazendo um bolo para lhe dar.
   - Mãe, eu tenho um presentinho pra você! Com um sorriso no rosto, e as bochechas avermelhadas como uma maçã bem vermelhinha.
    - O que é? Tão curiosa, secando as mãos no avental que estavam sujas de massa.
    - Bem, é um presentinho pequeno! Com cara de sapeca e com uma das mãos nas costas.
   - Vamos, o que é? Com as mãos cheias de massa do bolo que estava a fazer.
   - Tá, eu comprei um vestido pra você! De forma direta e com um brilho estampado no seu rosto de alegria.
   - Ai! Que legal, como ele é? Que cor? É feio ou bonito? Curiosa e ansiosa, para ver se iria gostar.
   - Calma mãe! Com um riso falso, debochado e com as mãos nas costas.
   - Tá! Me mostra ele logo! Já muito nervosa e com cara de curiosidade.
   - Nossa, ele até está para presente! Feliz com a filha e com muita emoção em receber um presente.
   - Nossa, ele tem tudo o que eu gosto, mas é muito pequeno! Com lágrimas no rosto em ver o vestido ter tudo o que ela queria, só ser muito pequeno para ela.
    A mãe fica muito desanimada com o vestido que havia ganhado e não sabia o que fazer com ele, pois era muito pequeno.
   - Empresta para mim? Perguntou a filha, com um dos bracinhos nas costas e um ar de inocente, deixando sua mãe surpresa que logo percebeu a “jogada” da menina.


O PRESENTE
Michelle Cristina dos Santos – 6º Ano B


    Que garota esperta, queria comprar um vestido para si, porém sua mãe a controlava financeiramente. Até que então surgiu uma ideia fenomenal.
    A filha pediu dinheiro para a sua mãe, e disse que era para um passeio da escola, quando sua mãe deu o dinheiro ela foi direto para a loja comprar um vestido, só que ela comprou para o tamanho dela e não o tamanho de sua mãe.
   - Nossa filha um presente para mim, que legal. A mãe falou apavorada, pois a filha nunca tinha comprado um presente para ela.
   - Sim mãe, abre logo para você ver. Disse a menina para sua mãe, com as mãos para trás.
   - Nossa filha que lindo, filha foi por isso que você me pediu dinheiro? Disse a mãe orgulhosa, pois a filha só pedia pinheiro para ela gastar em besteiras, a filha só pensava nela mesma.
   - Sim mãe eu sei que você não iria me dar, por isso falei que era para o passeio da escola, e fui até a loja e comprei. Disse a menina para sua mãe.
   - Mas minha, filha não me serve, esta muito curto, o que vou fazer com esse vestido agora filha? Disse a mãe, já pensando em que desculpa a filha iria dar.
   -Ah! Mãe quem sabe...Disse a menina toda vermelha.
  - Empresta para mim? Perguntou a filha, com um dos bracinhos nas costas e um ar de inocente, deixando sua mãe surpresa que logo percebeu a “jogada” da menina.


O PRESENTE
Daiana Batista – 6º Ano B

    Que garota esperta, queria comprar um vestido para si, porém sua mãe a controlava financeiramente. Até que então surgiu uma ideia fenomenal.
    A menina estava caminhando por um lugar muito bonito, lá tinha várias lojas com vários vestidos lindos, ela teve uma ideia :
    -Vou comprar um vestido para mamãe. Sua intenção não era de comprar um vestido para sua mãe. Chegando lá Mariana viu muitos e muitos vestidos bonitos, até que...
    - Nossa olha este vestido, quanto custa?
    A vendedora falou:
    - R$ 39,90. Mariana ficou feliz, pois ela poderia comprar o vestido ''de sua mãe''. Chegando em casa...
    - Olá mamãe!! Comprei um presente pra você. Sua mãe ficou com um sorriso de mostrar os dentes:
    - O que você comprou pra mim? Mariana correu para a cozinha e falou:
    - Mamãe é pra você!! Sua mãe ficou muito feliz, mas ao olhar...
    - Filha você não acha que é muito pequeno para mim? Ela respondeu:
    -Mas se não servir você pode me dar ou me emprestar? Sua mãe logo entendeu a sua intensão e disse:
    - Claro filha, é seu. Mariana ficou toda contente, pois era seu número o vestido. Ela poderia correr, dançar, pular, até ir para um lugar muito especial.
   - Empresta para mim? Perguntou a filha, com um dos bracinhos nas costas e um ar de inocente, deixando sua mãe surpresa que logo percebeu a “jogada” da menina.