terça-feira, 23 de abril de 2013

"A liberdade é um dos mais preciosos dons que o céu deu aos homens. Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seu seio, nem os que o mar guarda em seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a nossa vida."  Miguel de Cervantes

DIA MUNDIAL DO LIVRO!!!
Hoje, dia 23 de abril, é o dia mundial do livro e uma data como essa não podia passar em branco. Este dia foi escolhido por marcar a morte de grandes escritores como Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Por todo mundo são realizados eventos neste dia para promover a leitura como atividade de lazer!
Nossa escola marcou o dia de hoje com a declamação de poesias e com o desfile de personagens das histórias infantis. 

No dia 17/04, as turmas do PIÁ E PIAZITO foram visitar a usina de reciclagem e o horto municipal, acompanhados pelos professores Clodoaldo (história e geografia) e Bruna F. U. Immig (Ciências e Ens. Religioso).

Na usina puderam acompanhar todo processo que o lixo sofre para ser reciclado. Ele sai das nossas casas, chega na usina, é triado por tipos, lavado (caso de alguns plásticos), moído ou prensado e então vendido. Também puderam refletir sobre o trabalho humano e as modificações que o crescimento populacional trouxe para a sociedade. Aprenderam o que é uma cooperativa e no que este sistema difere-se de uma outra empresa.

No horto, além de comer muita bergamota, os alunos visualizaram  onde são produzidas as frutas, verduras e legumes da merenda escolar. Refletiram sobre a agricultura e as dificuldades enfrentadas por quem vive dela nos dias de hoje. Também descobriram que os produtos que saem de lá são orgânicos (sem o uso de agrotóxicos).

A saída foi muito legal! Ao regressar, os alunos registraram suas aprendizagens em um relatório.




quarta-feira, 17 de abril de 2013

Além da sala de aula!

No dia 11/04, o professor de Educação Física, Astério Luís Mombach, que atualmente trabalha na equipe do desporto do município, veio até nossa escola conversar com o PIA sobre a importância das atividades físicas para a saúde, em especial na fase da adolescência. Também alertou quanto aos cuidados para não haver lesões musculares durante as atividades físicas e do perigo do uso dos anabolizantes. A garotada estava bem interessada no assunto! Foi muito legal!

        Alguém já ouviu falar que a união faz  a força? Pois é, a garotada do PIÁ e PIAZITO esteve refletindo, através de duas dinâmicas, sobre a união e a importância do trabalho em grupo.
Na primeira, o grupo deveria fazer a bolinha chegar até o lixo. Para isso, cada membro da equipe recebeu uma calha. Se unissem suas calhas e inclinassem na direção do lixo isso ficava mais fácil, porém para isso acontecer foi preciso muita compreensão, respeito, interesse, paciência, humildade, cooperação,atitude, comunhão, organização e liderança! Todos esses aspectos foram posteriormente discutidos.
Na segunda, cada aluno ganhou uma bala, poderia comê-la mas não utilizar suas mãos para abrir. O pessoal se viu apertado para abrir a bala com a boca não se dando conta de que poderiam pedir para o colega ajudar. Aí conversamos que é muito bom poder contar com os outros e que o trabalho em equipe tem bons resultados pois aproveita o que cada um tem de melhor, assim nossas "deficiências" são superadas!

Profª Bruna F. U. Immig
  

terça-feira, 2 de abril de 2013


PÁSCOA 2013

       Na escola 29 de Setembro as comemorações de Páscoa envolveram todos os alunos, desde Educação Infantil até o 9º ano. Alunos e professores refletiram sobre o sentido da Páscoa, sobre renovação, vida nova e mudança.
Também teve muita alegria na confecção e caça ao ninho. Os presentes fizeram a alegria da garotada!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

CRIANDO UMA CÉLULA DE GELATINA

A turma do Piá está iniciando seu estudo do corpo humano.
Como a célula é a menor porção de matéria viva e no corpo humano existem aproximadamente 10 trilhões delas, nada melhor do que conhece-la melhor. 
Veja fotos dos modelos criados com gelatina pelos alunos tentando demonstrar as partes que a compõe.




Ciências/ turma Piá/ Professora Bruna F. U. Immig